O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

INSTRUÇÕES AOS AUTORES PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NO PERIÓDICO MULTIDEBATES

 Na Revista Multidebates são publicados artigos originais, em versão online, na Áreas de Estudos Multidisciplinares, em português, inglês, francês e espanhol.

Os trabalhos deverão ser submetidos por meio do Sistema de Editoração Eletrônico de Revistas (SEER) do periódico Multidebates.

Para a primeira submissão, é necessário fazer o cadastramento no Sistema como autor, por meio do link:

 http://itop.edu.br/revista/index.php/revista/user/register

 

ATENÇÃO!  Ao preencher o cadastro, inserir obrigatoriamente um breve currículo no campo específico, informando instituição de origem e cargos acadêmicos.

 

Após o cadastro, e realizado o login na página da revista, o usuário estará habilitado para submeter seu artigo acessando o link.

 

O CONTEÚDO DOS ARTIGOS É DA INTEIRA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES.

 

FORMATAÇÃO DOS ARTIGOS ESCRITOS

 Os artigos devem ser digitados com o processador de texto WORD, tamanho A4, com título, sem o nome do(s) autor(es), para garantir a avaliação às cegas. A identificação do autor será feita no momento da submissão do artigo no Sistema (SEER).

Os artigos deverão ser adequados às normas da ABNT e ao novo acordo ortográfico antes da submissão.

 

Dimensão do artigo: deverá ter de 12 a 20 laudas. Fonte 12, espaço 1,5.

Resenhas de livros, comunicações de pesquisa, ensaios e outros textos, deverão ter entre 2 e 5 páginas.

 

Título: em português e em inglês, fonte Times, tamanho 16, alinhado à direita.

Resumo: a palavra “resumo” deverá ser colocada com a inicial maiúscula, acima do conteúdo do resumo, à esquerda: mínimo de 100 e máximo de 250 palavras, espaço 1,0, fonte 10.

 Atenção: seguir as mesmas normas para o Abstract.

 Palavras-chave: expressão escrita com inicial maiúscula, após o resumo. Deverão ser escritas três palavras-chave, em letras minúsculas, separadas por vírgula e encerradas por ponto final.

 

Títulos das seções e subseções

 Não numeradas, fonte 12, primeira letra maiúscula e demais minúsculas. Caso o título seja longo, com mais de uma linha, colocar espaço 1,0 entre essas linhas.

 Caso haja necessidade de destacar algum termo, no texto, e palavras estrangeiras, fazê-lo apenas em itálico. Palavras, expressões retiradas de textos teóricos e literários e usadas nas análises etc., deverão ser colocadas entre aspas.

 O artigo deverá ter introdução, seções e subseções, considerações finais e referências.

 Tabelas, quadros: o conteúdo deve ser colocado em fonte 10, espaço simples. Legendas: fonte 10, espaço simples, imediatamente abaixo do elemento que referencia.

 

Citações

Com mais de três linhas, deverão ser recuadas em 4 cm da margem esquerda. Times, alinhamento justificado, espaço 1,0, fonte 10, sem itálico, sem aspas, seguida da indicação bibliográfica. Ex. (CHAUI, 2002, p. 57).

 

Citação com até três linhas:

 Sem recuo, no próprio corpo do texto, entre aspas, seguida da indicação bibliográfica (CHAUI, 2002, p. 57).

 

Citações em outras línguas:

 De fragmentos teóricos: o autor poderá fazer a tradução no próprio corpo do texto, seguida da referência bibliográfica e da observação “Tradução do autor”. Ex: (FESTINO, 2008, p. 12. Tradução do autor).

 Poderá também, caso queira, colocar o fragmento na língua original em rodapé, com a expressão: Cf. o trecho original: e inserir o texto entre aspas.

 De fragmentos literários: o autor poderá fazer a tradução no próprio corpo do texto, seguida da referência bibliográfica e da observação “Tradução do autor”.

 Ex: (CONRAD, 1994, p. 22-24. Tradução do autor). O autor, obrigatoriamente, deverá colocar o fragmento na língua original em rodapé, com a expressão: Cf. o trecho original: e inserir o texto entre aspas.

 

Notas explicativas

Evitar notas de rodapé. Se muito necessárias, colocá-las ao final da página. Referências bibliográficas devem ser apresentadas no próprio texto. Ex: (ANDRADE, 1980, p. 7).

 

 Referências

Usar só a palavra “Referências” (só a inicial maiúscula). Devem ser apresentadas nas referências somente as obras que foram efetivamente citadas no texto. Quando citados no corpo do texto, os títulos das obras devem ser colocados em itálico. Cada referência deve ser colocada em espaço 1,0. Colocar espaço 1,0 entre uma referência e outra.

 Para referências de entrevistas, consultar a ABNT/NBR 10520: Informação e documentação – citações em documentos – apresentação. Rio de Janeiro, 2002b.

 As Referências devem ser colocadas em ordem alfabética ao final do texto, seguindo a NBR 6023.

 Alguns casos de maior ocorrência:

 

LIVRO

GOMES, L.G.F.F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1998.

 

Quandonecessário, acrescentam-se elementos complementares à referência, para melhor identificar o documento:

GOMES, L.G.F.F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1998.  (Coleção Antropologia e Política, 15). ISBN: 85-228-0268-8.

 

Obras consultadas online: colocar informações sobre o endereço eletrônico apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão “Disponível em:” e a data de acesso ao documento, precedida da expressão “Acesso em:”, opcionalmente acrescida dos dados referentes a hora, minutos e segundos.

 ALVES, Castro. Navio negreiro. (1869) Virtual Books, 2000. Disponível em: <http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/port/Navio_Negreiro.htm> Acesso em: 10 jan.2002.

 

Obs: há necessidade de colocar o ano. Se não houver, coloca-se um provável [193?] ou apenas o século [19?].

 

ARTIGO EM PERIÓDICO

ANDRÉ, R.M.L.; LACERDA, P.O. O cão e o homem no romance Los perros hambrientos, de Ciro Alegria. Polifonia, Cuiabá, n. 20, p.151-173, 2009.

 

 CAPÍTULO DE LIVRO

SANTAELLA, L. A crítica das mídias na entrada do século 21. In: PRADO, J. L. A. (Org.) Crítica das práticas midiáticas: da sociedade de massa às ciberculturas. São Paulo: Hacker Editores, 2002, p. 44-56.

 

 TRABALHO APRESENTADO EM EVENTO

BRAYNER, A R A; MEDEIROS, C.B. Incorporação do tempo em SGDB orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9, 1994, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 1994, p.16-29.

 

 DISSERTAÇÃO OU TESE

COX, Maria Inês Pagliarini. Je est un mot d’ordre: escritas em torno de sujeito, linguagem e educação. 1989. 196f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1989.

DALATE, Sérgio. A escritura do silêncio: uma poética do olhar em Wlademir Dias Pino. 1997. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual de São Paulo, Assis, SP, 1997.

 

 DOCUMENTO COM AUTORIA DE ENTIDADE

BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). Relatório da Diretoria-Geral: 1984. Rio de Janeiro, 1985, 40p.

  

ARTIGO E/OU MATÉRIA DE REVISTA, BOLETIM ETC EM MEIO ELETRÔNICO

 RIBEIRO, P.S.G. Adoção à brasileira: uma análise sociojurídica. Dataveni@, São Paulo, ano 3, n.18, ago.1998.  Disponível em: <http://www.datavenia.inf.br/frame.artig.html > Acesso em: 10 set. 1998.

 

 São permitidas imagens. No caso de fotografias, deve-se anexar o nome do fotógrafo e autorização dele para publicação, além da autorização das pessoas fotografadas.

  

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores. 

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.