A LITERATURA INFANTIL TOCANTINENSE: MARCAS DE AUTORIA NAS IMAGENS E NAS NARRATIVAS

  • Edna da Silva Ribeiro PROIC/ITOP
  • Kyldes Batista Vicente ITOP

Resumo

As correntes de discussão acerca da autoria na literatura se desenvolveram devido ao fato de que o lugar do autor no texto literário apresenta-se como elemento marcante no processo de identificação de estilo, características, aspectos de formação social da obra. Com isso, o presente trabalho é importante pelo fato de buscar-se o entendimento da formação social da obra produzida no Tocantins ou sobre o Tocantins, destinada às crianças. A partir disso, propôs-se a discutir como são estruturadas as narrativas infantis produzidas no Tocantins; quais as referências da cultura tocantinense construídas para crianças tocantinenses; qual imagem da cultura tocantinense é construída nas narrativas infantis; e se essas narrativas colaboram para que as crianças conheçam o universo tocantinense. Este texto é o resultado dessas reflexões.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal de Goiás (1996), Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2002) e Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2012). Atualmente é professora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e do Instituto Tocantinense de Educação Superior e Pesquisa (ITOP); é editora-chefe da Revista Humanidades & Inovação (e-ISSN: 2358-8322). Atua nas Áreas de Conhecimento: Linguística, Letras e Artes, Ciências Sociais aplicadas e Ciências humanas.

Publicado
2018-08-12
Como Citar
RIBEIRO, Edna da Silva; VICENTE, Kyldes Batista. A LITERATURA INFANTIL TOCANTINENSE: MARCAS DE AUTORIA NAS IMAGENS E NAS NARRATIVAS. Multidebates, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 197-216, ago. 2018. ISSN 2594-4568. Disponível em: <http://www.faculdadeitop.edu.br/revista/index.php/revista/article/view/1>. Acesso em: 18 dez. 2018.