PROJETOS DE TRABALHO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICO: RUMO Á APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

  • Francisco dos Santos Silva Faculdade ITOP
  • Lourdes Lúcia Goi Faculdade ITOP

Resumo

A pesquisa objetivou analisar os projetos de trabalho e sua influência no processo educativo, em especial a sua aplicação em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental de uma escola pública de Palmas-TO. Se a escola assumir a pedagogia histórico crítica é possível um processo ensino aprendizagem problematizador, interdisciplinar e globalizador que promove pesquisa e reflexão dos agentes educativos e o aluno como construtor de conhecimentos. Pela prática pedagógica se concretiza em parte este novo paradigma, pois não é constantemente problematizadora, interdisciplinar, reflexiva e pesquisadora. Há resquícios de uma prática tradicional de transmitir o conhecimento fragmentado. Mas ocorre desenvolvimento de projetos de trabalho e outras atividades criativas que promovem uma aprendizagem significativa. Constata-se que os projetos de trabalho oportunizam ao aluno um jeito novo de aprender, possibilita transformar o espaço escolar em espaço vivo, colaborando para mudanças significativas na sua formação como seres autônomos, conscientes, reflexivos, participativos e felizes.

Biografia do Autor

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Graduando em Pedagogia pela Faculdade ITOP. Bolsista do Programa de Iniciação Científica (PROIC - ITOP).

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Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1975), pós graduação em Administração da Educação e mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1995); Pós graduação em Medotodologia e Linguagens em EaD pela Unitins. Foi assessora educacional e professora no UNITINS.  Atualmente é professora e coordenadora do curso de Pedagogia na Faculdade ITOP em Palmas.

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Publicado
2018-10-14
Como Citar
SILVA, Francisco dos Santos; GOI, Lourdes Lúcia. PROJETOS DE TRABALHO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICO: RUMO Á APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Multidebates, [S.l.], v. 2, n. 2, p. 219-244, out. 2018. ISSN 2594-4568. Disponível em: <http://www.faculdadeitop.edu.br/revista/index.php/revista/article/view/105>. Acesso em: 17 nov. 2018.
Seção
Artigos