UMA ANÁLISE DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO NO POLO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL DE CURRAIS NOVOS / UFRN

  • Maria Suília da Silva Cortez SEDIS/UFRN
  • Lidiane de Medeiros Lucena Saraiva

Resumo

O presente estudo de caso foi realizado no Polo UAB de Currais Novos, objetivando identificar e avaliar os aspectos significativos da qualidade no atendimento aos alunos no âmbito da Educação a Distância. Para isso, foi necessário levantar o nível de satisfação dos discentes e identificar os pontos positivos e as fragilidades, propondo a implementação de melhorias. Em termos teórico-metodológicos, trata-se de um estudo de caráter descritivo, pois busca descrever o atendimento ao aluno de acordo com suas percepções. Os dados foram analisados na forma de metodologia quantitativa, segundo a coleta das informações, por meio da aplicação de questionários com os alunos. A interpretação e análise dos dados foram fundamentadas em bibliografias sobre a temática, utilizando como fontes de pesquisa entrevistas estruturadas, cujos dados serão tratados de forma quantitativa em percentuais.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em Administração pela UFRN (2009), Especialista em Gestão Pública pelo IFRN (2014), Responsável Técnica habilitada pelo CRA (2017) e atualmente cursando MBA em Gestão de Micro e Pequenas Empresas pela FAS.

Secretária do Polo de Ensino a Distância de Currais Novos/RN - UFRN, Professora Mediadora do Curso Técnico em Gerência de Saúde no âmbito da Rede e-Tec Brasil/MEDIOTEC pela Escola de Saúde da UFRN e Sócia/Empreendedora em uma empresa do segmento alimentício em Currais Novos/RN.

Referências

REFERÊNCIAS

1. BERGUE, Sandro Trescastro. Comportamento Organizacional. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC; Brasília: CAPES: UAB. 2010. 114p.
2. DIAS, Rosilâna Aparecida e LEITE, Lígia Silva. Educação a Distância: da legislação ao pedagógico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
3. DOURADO, Luiz Fernandes e OLIVEIRA, João Ferreira De. A qualidade da educação: Perspectivas e Desafios.Cad. Cedes, Campinas: vol. 29, n. 78, p. 201-215, maio/ago. 2009. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 02 de abril de 2014.
4. FERREIRA, Mário César. et al. Gestão da qualidade de vida no trabalho (GVT) no serviço público federal: O descompasso entre problemas e práticas gerenciais. In. Psicologia: Teoria e Pesquisa, vol. 25, n. 3, p. 319-327, jul – set. 2009. Disponível em www.scielo.br. Acesso em: 29 de julho de 2014.
5. FREITAS, André Luiz Policani. et al. Avaliação da qualidade de sérvios de uma biblioteca universitária: Um estudo de caso utilizando o modelo Servqual. Ci. Inf., Brasília, v. 37, n. 3, p. 88 – 102, set-dez. 2008. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ci/v37n3/v37n3a07. Acesso em: 29 de julho de 2014.
6. GASPARI, J. Pensamento ortodoxo prejudica avanços. CQ-Qualidade, março, 1999.
7. MOLLER, Claus. O lado humano da qualidade: maximizando a qualidade de produtos e serviços através do desenvolvimento das pessoas. São Paulo: Pioneira, 1992.
8. OLIVEIRA. Lucas Ambrosio Bezerra de. et al. Propostas de indicadores de desempenho para gestão da qualidade na Educação a Distância. 2011.
9. OLIVEIRA, Otávio J (Org). Gestão da qualidade: tópicos avançados. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2006.
10. OLIVEIRA, Romualdo Portela de. Da universalidade do ensino fundamental ao desafio da qualidade: uma análise histórica. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 661-690, out. 2007. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 02 de abril de 2014.
11. PALADINI, E. P. Gestão da qualidade. Teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2000.
12. PATON, S. M. O futuro da qualidade. Banas Qualidade, v. 9, nº 94, março, 2000.
13. SENAC. DN. Qualidade em prestação de serviços. 2. Ed. In: Lourdes Hargeaves; Rose Zuanetti; Renato Lee et al. Rio de Janeiro: Senac Nacional 2007. 112p.
14. SILVA, José Maria da e SILVEIRA, Emerson Sena da. Apresentação de trabalhos acadêmicos: Normas e técnicas. 6. ed. Petrópolis, RJ: VOZES, 2011.
15. VERGARA, Sylvia Maria Azevedo. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
16. ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração. 2. ed. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2002. 160p.
Publicado
2018-10-14
Como Citar
CORTEZ, Maria Suília da Silva; SARAIVA, Lidiane de Medeiros Lucena. UMA ANÁLISE DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO NO POLO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL DE CURRAIS NOVOS / UFRN. Multidebates, [S.l.], v. 2, n. 2, p. 342-358, out. 2018. ISSN 2594-4568. Disponível em: <http://www.faculdadeitop.edu.br/revista/index.php/revista/article/view/118>. Acesso em: 17 nov. 2018.
Seção
Artigos