A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR EM PALMAS-TO

  • Leandro Fernandes Martins PROIC/ITOP
  • Weder Ferreira dos Santos UFT
  • Cláudia Nolêto Maciel Luz Faculdade ITOP

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo conhecer a comunicação organizacional de uma instituição de ensino superior em Palmas-TO. Com a finalidade de avaliar os fatores que influenciam a comunicação interna, o pesquisador elaborou como instrumento de pesquisa, questionários contendo perguntas fechadas de múltipla escolha, de forma clara e objetiva, para coleta de dados. Os questionários foram aplicados na Faculdade, com data e horários marcados pela direção, de forma a não prejudicar as atividades dos funcionários. A pesquisa foi realizada por meio de questionários, no mês de abril de 2016, com 15 funcionários da Faculdade, ou seja, empregados ativos, deixando-lhes à vontade para responderem. O questionário utilizado para coleta de dados com 14 perguntas fechadas. O estudo do questionário levou-se em conta o percentual das respostas dos funcionários em cada questão, demonstrados através de gráficos. Os métodos que a organização utiliza são satisfatórios, a chefia apresenta um bom grau de comunicação com seus demais colaboradores, podemos observa que esses métodos também abrem espaço para um futuro surgimento de ruídos, o que pode afetar a comunicação dentro da organização. A organização deve ficar atenta ao menor grau de insatisfação dos colaboradores, e trabalhar em cima deste assunto para a eficácia em seu processo de comunicação.

Referências

CHIAVENATO, I. Comportamento Organizacional. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

DUBRIN, A. J. Fundamentos do comportamento organizacional. São Paulo: Pioneira, 2003.

FARIA, A. N.; SUASSUNA, N. R. A Comunicação na organização. Rio de Janeiro LTC, 1982.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

JORNAL JURID. Formas de comunicação organizacional. 2014. Disponível em: . Acesso em: 25 mai. 2016.

KOONTZ, H. Administração: uma perspectiva global e empresarial. São Paulo: McGraw-Hill, 2009.

LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2006.

MAXIMIANO, A. C. A. Fundamentos de Administração: Manual compacto para as disciplinas TGA e introdução à administração. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2012.

MONTANA, P.; CHARNOV, B. H. Administração. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

VERGARA, S.C. Projetos e relatório de pesquisa em administração. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2007.
Publicado
2018-08-12
Como Citar
MARTINS, Leandro Fernandes; SANTOS, Weder Ferreira dos; LUZ, Cláudia Nolêto Maciel. A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR EM PALMAS-TO. Multidebates, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 45-57, ago. 2018. ISSN 2594-4568. Disponível em: <http://www.faculdadeitop.edu.br/revista/index.php/revista/article/view/5>. Acesso em: 23 out. 2018.