TÉCNICO DE ENFERMAGEM

O Curso prepara o aluno para o exercício de atividades auxiliares de orientação e acompanhamento que envolvam procedimentos de enfermagem nos diversos espaços que necessitam desse profissional. A área da saúde, em função das novas possibilidades de atuação dos seus profissionais, proporciona alternativas diversas de inserção no mercado de trabalho. A Enfermagem tem sido considerada como profissão do momento, mas o Técnico em enfermagem deve saber ocupar o seu espaço. Os hospitais necessitam de profissionais especializados e de alto nível. Há boas oportunidades de trabalho em hospitais gerais e especializados, creches, centros de saúde, resgate aéreo e terrestre, clínicas de enfermagem, atendimento domiciliar, asilos, empresas, auditoria, pesquisa e ensino.

OBJETIVO DO CURSO

Habilitar o aluno a executar técnicas de enfermagem associadas a patologias e a tratamentos médicos, cirúrgicos, tratamentos intensivos e na administração da unidade de enfermagem. Organizar e conduzir os serviços de enfermagem de hospitais e clínicas ,prestar cuidados assistenciais a recém – nascidos e crianças em UTI, hospitais, clínicas pediátricas e creches .Executar programas de saúde e educação sanitária da comunidade em centros de saúde, e realizar trabalhos de investigações e controle de doenças transmissíveis, endemias, surtos e epidemias.

PERFIL PROFISSIONAL

• Assistir o enfermeiro no planejamento, programação, orientação e supervisão das atividades de assistência de enfermagem;
  • Participar das ações de prevenção e controle das doenças transmissíveis em geral em programas de vigilância epidemiológica;
  • Participar dos programas de higiene e segurança do trabalho e de prevenção de acidentes e de doenças profissionais e do trabalho, tendo em vista os preceitos da Constituição da República Federal do Brasil, contidos na seção II, Art.196 de 15/10/88 – Saúde, direito de todos;
  • Preparar pacientes para consultas, exames e tratamentos, prestando esclarecimentos e respeitando sempre seus direitos e sua integridade;
  • Prestar cuidados de enfermagem pré e pós-operatórios;
  • Prestar cuidados de higiene e conforto ao paciente, zelando por sua segurança;
  • Orientar os pacientes na pós-consulta, quanto ao cumprimento das prescrições de enfermagem e médicas;
  • Participar dos procedimentos pós-morte;
  • Anotar, diariamente no prontuário do paciente, as atividades da assistência de enfermagem para fins estatísticos, jurídicos, epidemiológicos e de controle do trabalho realizado.

MERCADO DE TRABALHO

A área da saúde é uma das áreas que oferece mais emprego hoje em dia, pois em função das novas possibilidades de atuação dos seus profissionais, proporciona alternativas diversas de inserção no mercado de trabalho.

Hospitais gerais e especializados, Creches, Maternidades, Postos de Saúde, Pronto-Atendimento 24 horas, Ambulatórios, Laboratórios; Centros de Saúde, Clínicas, Consultórios Médicos, Atendimento Domiciliar, Asilos, Empresas, Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Diagnóstico, Spas, Instituições e Casas de Ressocialização, Abrigo e Repouso, entre outros.

MATRIZ CURRICULAR

DISCIPLINA