PEDAGOGIA

PEDAGOGIA


Aut. Portaria Nº. 1.052 de 11/12/2008.
Publicação no Diário Oficial Nº. 142 de 12/12/2008.
Curso de Pedagogia – Licenciatura Plena
150 vagas totais anuais
Turno: Noturno

VER COPIA DO DIÁRIO OFICIAL

Público Alvo
• Concluintes do ensino médio e Cursos Técnicos da Rede Pública e/ou Privada e estejam interessadas em trabalhar na área de Educação em ambientes escolares e/ou não escolares;
• Pessoas que buscam ampliar, atualizar ou aprofundar horizontes profissionais ou intelectuais;
• Interessados em buscar uma formação aprofundada dos principais campos teóricos que possuem o pensamento e o fazer pedagógico;
• Candidatos que desejam atuar na docência, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental;
• Pessoas que desejam participar na gestão e avaliação de sistemas e instituições de ensino em geral, na elaboração, na execução, no acompanhamento de programas e nas atividades educativas escolares e não escolares;
• Profissionais da educação e demais interessados na área de serviços e apoio educacional;
• Pessoas que desejam a formação superior na área. 

Objetivo

Possibilitar ao pedagogo o conhecimento e a compreensão crítica da realidade educacional brasileira e do pensamento pedagógico em suas diferentes influências e implicações. Habilitar o pedagogo, instrumentalizando-o com subsídios técnicos e metodológicos para uma prática de ensino e pesquisa reflexiva, visando a ação transformadora no contexto social em que está inserido. Promover o desenvolvimento da pesquisa científica, buscando novos conhecimentos pedagógicos mediadores de uma prática educativa de caráter interdisciplinar, considerando-se a pluralidade e a diversidade do conhecimento humano.

Finalidades

O curso de Pedagogia da Faculdade ITOP tem como pressuposto que educação é o processo responsável por criar condições para que todas as pessoas desenvolvam suas habilidades e aprendam os conteúdos necessários a construção dos instrumentos de compreensão da realidade e a participação em relações sociais amplas e diversificadas, fundamentos imprescindíveis para o exercício da cidadania e a formação integral do ser. A tendência da educação para as próximas décadas têm como pilares, por se constituírem vias de acesso ao conhecimento e ao convívio democrático: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver junto e aprender a ser. Esta perspectiva enfoca uma nova concepção de educação escolar, dando uma nova dimensão ao trabalho e papel do professor e exige uma formação profissional voltada para o estudo da educação como uma prática social na sua globalidade, levando-se em conta a natureza, as finalidades, os processos formativos e os determinantes sócio-econômicos, políticos e culturais do ato de educar. Assim sendo, o Curso de Pedagogia destina-se à formação de profissionais da educação para atuarem na docência dos diversos níveis de ensino e na organização do trabalho pedagógico, quer no espaço escolar, quer em outras modalidades de educação e em outros espaços sociais onde a atuação deste profissional for requerida, sempre numa perspectiva de promover um ensino crítico e reflexivo que instrumentaliza o indivíduo a intervir na sociedade, tendo em vista a sua transformação e a construção da cidadania.

Mercado de Trabalho
O campo de atuação do pedagogo tem ampliado muito nos últimos anos, desenvolvendo trabalho educacional em diferentes esferas sociais como: escolas de educação básica seja como docente nas séries iniciais, educação infantil e educação especial, nos cursos de ensino médio, na modalidade normal; em cursos de educação profissional na área de serviços e apoio escolar; desempenha as funções relacionadas a administração escolar, coordenação pedagógica e supervisão em estabelecimentos públicos e privados de ensino. O pedagogo também tem mercado de trabalho em empresas, em setores de ensino e pesquisa, seleção, treinamento e desenvolvimento de recursos humanos. Há crescente atuação em trabalhos e projetos de caráter comunitário e de difusão artística, principalmente em organizações não-governamentais, em áreas de saúde e afins, como: hospitais, etc.

Estrutura Curricular do Curso 

Código Disciplina Período C.H.
01 (P105) FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 1º Per. 68
02 (P103) HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 1º Per. 68
03 (P102) PESQUISA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA I 1º Per. 68
04 (P101) PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM 1º Per. 68
05 (P104) TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO 1º Per. 68
06 (P109) ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NA EDUCAÇÃO 2º Per. 72
07 (P106) LÍNGUA PORTUGUESA 2º Per. 72
08 (P108) MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 2º Per. 72
09 (P111) PESQUISA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA II 2º Per. 68
10 (P110) SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 2º Per. 72
11 (P114) ALFABETIZAÇÃO: FUNDAMENTOS PROCESSOS E MÉTODOS 3º Per. 72
12 (P146) ESTRATÉGIA DE LEITURA EM LÍNGUA PORTUGUESA 3º Per. 68
13 (P107) METODOLOGIA CIENTÍFICA 3º Per. 68
14 (P145) ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL 3º Per. 72
15 (P111) PESQUISA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA III 3º Per. 68
16 (P148) AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4º Per. 68
17 (P113) DIDÁTICA E PLANEJAMENTO 4º Per. 68
18 (P120) JOGOS, RECREAÇÃO E EDUCAÇÃO 4º Per. 68
19 (P116) PESQUISA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA IV 4º Per. 68
20 (P112) POLÍTICAS PÚBLICAS E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL 4º Per. 68
21 (P119) CURRÍCULOS E PROGRAMAS 5º Per. 68
22 (P121) EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO 5º Per. 68
23 (P125) ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 5º Per. 68
24 (P145) FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL 5º Per. 68
25 (P123) FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO PSICOMOTORA 5º Per. 68
26 (P143) LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS 5º Per. 68
27 (P118) DIFICULDADES DA APRENDIZAGEM ESCOLAR 6º Per. 68
28 (P126) ESTÁGIO SUPERVISIONADO II 6º Per. 68
29 (P127) FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA 6º Per. 68
30 (P129) FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA 6º Per. 68
31 (P130) FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA 6º Per. 68
32 (P131) LITERATURA INFANTO-JUVENIL 6º Per. 68
33 (P149) EDUCAÇÃO, ETNIAS E IDENTIDADE CULTURAL 7º Per. 68
34 (P134) ESTÁGIO CURRICULAR III 7º Per. 68
35 (P122) FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA ARTE 7º Per. 72
36 (P137) FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS 7º Per. 72
37 (P135) FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA 7º Per. 72
38 (P138) FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS 7º Per. 72
39 (P155) SEMINÁRIO INTEGRADOR 7º Per. 8
40 (P136) EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS 8º Per. 38
41 (P139) EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE 8º Per. 72
42 (P140) ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV 8º Per. 68
43 (P143) POLíTICAS E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO 8º Per. 72
44 (P144) TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC 8º Per. 68

 

 

 

DETALHES