ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Aut. Portaria Nº. 1.016 de 04/12/2008.
Publicação no Diário Oficial Nº. 238 de 08/12/2008.
 200 vagas totais anuais
Turno: Noturno 

Público Alvo

     Concluintes do Ensino Médio e Cursos Técnicos da Rede Pública e/ou Privada que estejam interessadas em realizar formação em Administração; Empresários, gerentes e administradores de micro, pequenas empresas e empreendedores interessados em ampliar conhecimentos em Gestão; Funcionários Públicos que buscam uma formação Superior, com vista a obtenção de progressão; Pessoas que buscam ampliar, atualizar ou aprofundar horizontes profissionais ou intelectuais e; Pessoas que desejam a formação superior na área.  


Objetivo

  Os objetivos do curso de Administração da Faculdade ITOP são os seguintes, dentre outros:

    • Proporcionar aos seus formandos a capacitação e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento, observados níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como para desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.


      • Formar profissionais da administração altamente qualificados para enfrentar o mercado de trabalho;

    • Propiciar aos alunos, através de projetos de extensão e outros, uma atividade prática desde o início do curso – estágio, visitas a empresas, uso da informática, palestras e seminários, empresa júnior –, que os possibilite ter uma melhor inserção no mercado de trabalho;
   
    • Oferecer condições para que os jovens locais e das cidades circunvizinhas possam ingressar em um curso superior sem que tenham de mudar o domicílio, e a um custo mensal menor do que o existente na Capital do Estado, Palmas, contribuindo, desta forma, para a interiorização do ensino superior;
 
   • Propiciar à região a mão-de-obra qualificada necessária para alavancar o seu crescimento econômico;

    • Possibilitar às pessoas que concluíram o ensino médio e não deram continuidade aos estudos a oportunidade de realizar um curso de graduação;

    • Suprir a carência de mão-de-obra especializada na área da administração;

    • A formação de futuros professores de administração, depois de se submeterem a um curso de pós-graduação quando concluído o curso superior;

     • Ser uma referência no ensino da administração na região oeste do Estado.  

 

Finalidades

• Capacitar profissionais para as carreiras técnico-gerenciais dentro das organizações privadas e públicas, sobretudo nas áreas de marketing, finanças, produção, recursos humanos, logística, dentre outras;
• Promover o desenvolvimento de empreendedores e gestores de seus próprios negócios, com atenção voltada para as oportunidades de mercado, capacitando-os para explorar as atividades empresariais dentro de um enfoque essencialmente inovador;
• Formar líderes, procurando incutir-lhes uma visão ampla das necessidades sociais, os quais, em pontos chaves das organizações públicas e privadas, poderão contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas;
• Formar profissionais com habilidade técnica e conceitual para a solução de problemas das empresas e desenvolvimento de suas estratégias, orientando-se também para uma visão humanista no exercício da liderança e do trabalho em equipe.

Mercado de Trabalho

    Administrador é uma das carreiras que mais cresce no país. São várias as oportunidades de trabalhos para este profissional. Podem exercer suas atividades de gestão, em empresas e organizações (privadas, públicas ou não governamentais, com ou sem fins lucrativos), de qualquer setor econômico, incluindo-se organizações agropecuárias, industriais, construção civil, comércio, empresas de serviços e organizações políticas, esportivas, culturais, turísticas, de lazer e de saúde , autuando nos setores de administração geral, de produção, de finanças, de materiais, de marketing, de elaboração e análise de projetos e de recursos humanos, implantando e conduzindo políticas, planos, programas e métodos de trabalho. Atua também nas áreas de: Assessoramento político e de profissionais liberais, independente do campo de atividade; Consultoria e terceirização: tomada de decisões estratégicas, tais como: mercado a atender, criação de marcas, posicionamento empresarial, modelo de relacionamento com clientes, previsão de demanda; execução e análise de pesquisas de opinião e de imagem; Assessoria para o desenvolvimento de produtos/serviços, design, lançamento de produtos e serviços, definição de distribuição e de mídia, de propaganda, de força de vendas, promoções de vendas e; relações públicas e endomarketing.
 

DETALHES