28 jul
INICIAÇÃO CIENTÍFICA Perguntas Frequentes



COMO FAÇO PARA PARTICIPAR DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIIC)?

O aluno primeiramente deve procurar um professor de sua área de interesse que esteja disposto a orientá-lo. Em conjunto, aluno e professor irão elaborar um projeto de pesquisa, segundo o modelo de projeto disponível no site da Faculdade ITOP, em: https://www.faculdadeitop.edu.br/iniciacao-cientifica

COMO ENCONTRO UM ORIENTADOR?

No site da Faculdade ITOPhá uma listagem na opção CORPO DOCENTE com os nomes dos professores da instituição. Nessa listagem o aluno pode verificar o currículo lattes do professor e suas linhas de pesquisas e áreas de atuação. Para visualizar, acesse o link
https://www.faculdadeitop.edu.br/iniciacao-cientifica

O aluno pode, também, entrar em contato com outros professores.

COMO ME INSCREVO?

Após a elaboração do projeto de pesquisa, o aluno deverá se inscrever no site da Faculdade ITOP dentro do prazo estabelecido no Edital de Iniciação Científica. É importante aqui ressaltar que no ato da inscrição, o aluno deve anexar o projeto de pesquisa, seu currículo lattes e do orientador, ficha de inscrição assinada e termo de compromisso assinado pelo orientador.

POSSO TER UM COORIENTADOR?

Sim, desde que o nome do coorientador tenha sido informado na submissão do projeto.

QUANDO E COMO OS EDITAIS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE ITOP SÃO DIVULGADOS?

No início de cada semestre, a Faculdade ITOP lança em seu site um edital de iniciação científica. Além disso, no mural de pesquisa e nas redes sociais da instituição, são divulgadas as inscrições. O primeiro edital é publicado em fevereiro e o segundo em agosto de cada ano. Essas datas podem variar a cada ano, por isso é importante acompanhar as notícias publicadas na página da Faculdade ITOP. Após a publicação do edital as inscrições ficam abertas por aproximadamente 30 dias. No edital, o aluno encontra informações detalhadas sobre o prazo de inscrição, data de divulgação dos resultados, compromissos na iniciação científica, dentre outras informações relevantes. Acesse o link e confira:
https://www.faculdadeitop.edu.br/iniciacao-cientifica

COMO FICA A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA FACULDADE ITOP DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID 19?

O PIIC da Faculdade ITOP envolve projetos teóricos, de revisão bibliográfica ou com metodologias para execução à distância que se tornam mais viáveis neste momento de pandemia. O orientador é responsável pela execução do projeto durante o período de pandemia. As pesquisas que contemplam trabalhos experimentais e de campo devem obedecer os protocolos vigentes estabelecidos pelos órgãos federais, estaduais, municipais e pela Faculdade ITOP .

QUAIS VANTAGENS EU TENHO PARTICIPANDO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA?

O PIIC da Faculdade ITOP apresenta a modalidade de aluno voluntário e bolsista. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC) são voltados aos estudantes de graduação e pós graduação que apresentem bom desempenho acadêmico e aos projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada. A iniciação científica proporciona ao aluno aprendizagem, contato direto com técnicas e métodos científicos e estimulam o conhecimento e o desenvolvimento do pensamento científico, crítico e criativo decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa. Os projetos de iniciação científica na Faculdade ITOP possuem tempo de até 12 meses de duração e após o término, o aluno recebe certificado, horas complementares e pode ainda receber durante o Simpósio da Faculdade ITOP um certificado especial do Prêmio Destaque na Iniciação Científica. Neste prêmio, professores são selecionados para julgar o melhor trabalho de iniciação científica com base nos resultados e relevância da pesquisa.

DEPOIS DA INSCRIÇÃO ESTAREI AUTOMATICAMENTE PARTICIPANDO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA?

Não. Os projetos serão avaliados, e apenas aqueles aprovados passarão serão divulgados no site da Faculdade ITOP na data estipulada em cada edital. É necessário ler atentamente o edital para verificar todos os requisitos e procedimentos, pois estes podem ser alterados a cada ano.

QUAIS CRITÉRIOS SÃO LEVADOS EM CONTA PARA A CONCESSÃO DAS BOLSAS?

No PIBIC, o critério é a média ponderada do projeto do aluno, currículo lattes do aluno e professor. As maiores médias recebem a bolsa. No entanto, cabe ressaltar que no ato da inscrição o aluno deve informar se pretende concorrer a vagas do PIVIC ou PIBIC. Os valores das bolsas são convertidos em descontos na mensalidade.

SE EU FOR BOLSISTA DO PROUNI, OVG OU TIVER OUTRA BOLSA, POSSO PARTICIPAR DO PIBIC?

Não. No PIIC as bolsas não são cumulativas. O aluno que já tiver outros tipos de bolsas poderá participar da iniciação científica da Faculdade ITOP na modalidade voluntário (PIVIC).

CASO MEU PROJETO SEJA APROVADO, QUAL O PRÓXIMO PASSO?

O aluno aprovado deverá juntamente com o orientador iniciar a execução do cronograma proposto no projeto e estar atento às datas de entrega dos relatórios de iniciação científica. A Supervisão de Pesquisa e Inovação da Faculdade ITOP se responsabilizará por enviar e-mail aos alunos e docentes da Iniciação Científica com informativos pertinentes, relacionados tanto as datas da entrega de relatórios, como de demais assuntos do PIIC da Faculdade ITOP.

DEVO ME DEDICAR QUANTO TEMPO POR SEMANA NA ORIENTAÇÃO?

O regulamento do PIIC determina que o professor orientador estabelecerá as horas que o aluno se dedicará à pesquisa.

UM PROFESSOR PODE VINCULAR MAIS DE UM ALUNO A UM FACULDADE ITOP PROJETO MAIOR?

Não há impedimentos que projetos de alunos diferentes se comuniquem dentro de um projeto maior. Isso é inclusive desejável. Contudo, cada aluno deve ter atividades únicas (um plano de trabalho específico) e bem definidas dentro deste projeto maior.

PRECISO INTERROMPER A INICIAÇÃO CIENTÍFICA, COMO SOLICITO MEU DESLIGAMENTO?

É necessário solicitar o formulário de desligamento pelo e-mail: 
proic.itop@gmail.com.

Após a efetivação do desligamento, a Supervisão de Pesquisa e Inovação da Faculdade ITOP enviará um e-mail ao aluno e ao orientador com a confirmação.

QUEM PODE SOLICITAR O DESLIGAMENTO?

Tanto o aluno como o orientador podem solicitar o formulário. Porém, de qualquer forma, será necessário elaborar um relatório, o qual deve conter as atividades desenvolvidas na pesquisa até o momento do desligamento.

TERMINEI MINHA INICIAÇÃO CIENTÍFICA, ONDE SOLICITO O CERTIFICADO DE CONCLUSÃO?

A certificado de conclusão deve ser solicitado, após a entrega e aprovação do relatório final, na Supervisão de Pesquisa da Faculdade ITOP. Para tanto, o aluno deve encaminhar um e-mail para 
proic.itop@gmail.com para solicitar o certificado. O prazo para retorno é de cinco dias úteis.

PARTICIPEI DO SIMPÓSIO, ONDE SOLICITO MEU CERTIFICADO?

A participação de alunos do PIIC da Faculdade ITOP no Simpósio anual da Faculdade ITOP é recomendada para apresentação de resumos referentes às suas pesquisas. O certificado de participação no Simpósio é disponibilizado pela Supervisão Geral de Extensão da Faculdae ITOP.
Mais informações podem ser solicitadas através do e-mail: 
proic.itop@gmail.com.